O Mapa Mental é uma das melhores maneiras de capturar seus pensamentos e trazê-los à vida em forma visual. Além de apenas tomar nota, os mapas mentais podem ajudá-lo a se tornar mais criativo, lembrar mais e resolver problemas de forma mais eficaz. Se você é novo em mapas mentais ou simplesmente quer uma atualização, aqui está tudo o que você precisa saber sobre esta técnica.
O que são Mapas Mentais?
Mapa mental criado usando www.memorizei.com.br
Um mapa mental é basicamente um diagrama que conecta informações em torno de um assunto central. No centro é sua idéia principal, digamos, um livro, e os ramos são subtópicos ou idéias relacionadas, como tópicos do livro, resumo das ideias do tópicos. Maiores níveis de detalhe se ramificam de lá e os ramos podem ser interligados.
Os mapas mentais podem ser usados praticamente qualquer tarefa de pensamento ou aprendizagem, de estudar um assunto (como um novo idioma) para planejar sua carreira ou mesmo construir melhores hábitos. Crie um banco de conhecimento (uma vez que o software de mapeamento mental permite anexar arquivos e adicionar links), resolva problemas (como o cartão de crédito para usar), crie Resumos de livros e metas definidas. Eles também são ótimos para as equipes usarem, para o brainstorming em grupo e apresentações interativas.
Por que os mapas mentais são melhores do que as notas de texto
Mapa mental criado usando www.memorizei.com.br
Os mapas mentais podem ser mais eficazes do que outros métodos de brainstorming e de notas lineares por vários motivos:
- É uma ferramenta gráfica que pode incorporar palavras, imagens, números e cores, para que possa ser mais memorável e agradável para criar e revisar. A combinação de palavras e imagens é seis vezes melhor para lembrar informações do que palavras sozinhas.
- Mapas Mentais vincula e agrupa conceitos juntos através de associações naturais. Isso ajuda a gerar mais idéias, encontrar um significado mais profundo em seu assunto e também solicitar que você preencha mais ou encontre o que falta.
- Um mapa mental pode, de uma vez, fornecer uma visão geral de um assunto importante, ao mesmo tempo em que possui grandes quantidades de informações.
- É também uma maneira muito intuitiva de organizar seus pensamentos, uma vez que os mapas mentais imitam a maneira como nossos cérebros pensam - rebocando idéias umas das outras, ao invés de pensar de forma linear.
- Você pode gerar idéias muito rapidamente com esta técnica e é encorajado a explorar diferentes caminhos criativos.
Em one survey, os executivos que começaram a usar o software de mapeamento mental disseram que conseguiram trabalhar significativamente mais rapidamente do que antes e fazer malabarismos com projetos mais complexos através do mapeamento mental. E a pesquisa sugere que o mapeamento mental pode melhorar a aprendizagem e a memória em 10 a 15% em relação às técnicas convencionais de tomada de notas e de estudo. Também pode poupar tempo, como o blog do
Fundamentals blog escreve:
Um estudante me disse recentemente -
"Eu pensei que o mapeamento mental levaria muito tempo para fazer, mas na verdade ele me poupa tempo porque eu não tenho que ler minhas notas mais e mais"
O mapeamento mental ajuda você a estudar menos porque você entende a informação em um nível profundo como resultado da criação de mapas mentais. Se você acabou de ler suas notas uma e outra vez, as chances são de que você só entenderá o conteúdo em um nível superficial e você vai perder muito tempo
Como começar um Mapa Mental
Você pode criar um Mapa Mental em papel, em um aplicativo de desenho em seu tablet ou em uma das ferramentas de software de Mapa Mental como por exemplo : www.memorizei.com.br
A caneta e papel podem ser melhor porque você consegue expor seus pensamentos mais rapidamente e o ato de desenhar os ramos pode ajudar a recordar. Por outro lado, usar o computador pode fazer seus mapas mentais pesquisáveis e incluir anexos.
Depois de escolher sua ferramenta, siga estes sete passos e dicas para fazer um mapa mental, do autor britânico Tony Buzan, que comercializou e popularizou o termo "mapa mental" na década de 1960:
- Comece no CENTRO de uma página em branco virada de lado. Por quê? Porque começar no centro dá a liberdade do seu Cérebro espalhar-se em todas as direções e se expressar de forma mais livre e natural.
- Use uma IMAGEM ou FOTO para sua idéia central. Por quê? Porque uma imagem vale mais do que mil palavras e ajuda você a usar sua Imaginação. Uma imagem central é mais interessante, mantém você concentrado, ajuda você a se concentrar e dá ao seu Cérebro mais um zumbido!
- Use CORES por toda parte. Por quê? Porque as cores são tão emocionantes para o seu cérebro quanto as imagens. A cor adiciona vitalidade e vida extra ao seu Mapa Mental, adiciona energia tremenda ao seu pensamento criativo e é divertido!
- CONECTE suas PRINCIPAIS FILIAIS à imagem central e conecte seus ramos de segundo e terceiro níveis ao primeiro e segundo níveis, etc. Por quê? Porque o seu cérebro funciona por associação. Ele gosta de vincular duas (ou três ou quatro) coisas juntas. Se você conectar os ramos, você entenderá e lembrará muito mais facilmente.
- Faça seus ramos CURVADOS em vez de alinhados. Por quê? Porque ter nada além de linhas retas é chato para o seu cérebro.
- Use uma PALAVRA-CHAVE POR LINHA. Por que palavras únicas dão ao seu Mapa Mental mais poder e flexibilidade.
- Use IMAGENS por toda parte. Por que cada imagem, como a imagem central, também vale mais do que mil palavras. Então, se você tem apenas 10 imagens no seu Mapa Mental, já é igual a 10.000 palavras de notas!
Mapa mental criado usando www.memorizei.com.br
Não há nenhuma maneira padrão de criar um mapa mental, no entanto. Se você quiser usar mais do que a palavra-chave ou adicionar mais texto a uma filial, essa é uma escolha pessoal. Vá com o que funciona de forma eficaz para você.
Esse artigo e uma tradução livre do post http://lifehacker.com/how-to-use-mind-maps-to-unleash-your-brains-creativity-1348869811




Comentários
Postar um comentário